Descargas atmosféricas podem causar danos graves aos seres vivos, às estruturas e as linhas de energia e sinal causando diversos prejuízos como perdas de vidas humanas, patrimônio, falhas de sistemas eletroeletrônicos e danos ao meio ambiente. Para reduzir estes danos a níveis toleráveis, a ABNT NBR 5419/2015 – Parte 2, orienta que seja efetuada uma avaliação de risco antes de se iniciar um novo projeto ou para a adequação da instalação existente.

O resultado obtido pela Análise de Risco é que define a necessidade ou não de adoção de medidas de proteção contra descargas atmosféricas e qual tipo de medida e o nível de proteção a ser implementado. Os cálculos são baseados nos requisitos determinados pela norma para a avaliação de risco. O projetista analisa as condições em que se encontra a estrutura, bem como a situação no seu entorno e estruturas vizinhas além de outros fatores que são levados em consideração para estas análises, tais como: a densidade das descargas atmosféricas para a região considerada, as características construtivas e a finalidade de ocupação da estrutura, o volume de pessoas e o tempo de permanência no local, a classificação da estrutura quanto ao risco de incêndio, pânico e contaminação do meio ambiente, dentre outros.

Nossos profissionais são altamente capacitados para realizar a análise de risco de sua empresa ou edificação, identificando todos os componentes de risco, probabilidades de danos e o custo da eficiência da proteção, resultando na seleção de medidas adequadas, afim de preservar a estrutura, vidas humanas e os equipamentos existentes.


densidade de descagas
esquemaabnt